Há alguns meses divulgamos um ranking elaborado pela QS Top Universities, página dedicada à avaliação de universidades que, pela primeira vez, desenvolveu um estudo dividido por áreas para analisar as escolas de arquitetura de diferentes partes do mundo.
Na América Latina, Brasil e Chile lideram a lista de melhores universidades para estudar arquitetura, tendo, cada país, duas universidades na lista das 100 melhores. No Brasil se destacam a Universidade de São Paulo (33° lugar no ranking de melhores escolas de arquitetura do mundo e segundo lugar no ranking de universidades latino-americanas) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (4° lugar no ranking de melhores universidades da América Latina).
No Chile, a Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) ocupa a 31ª posição no ranking de melhores escolas de arquitetura do mundo (primeiro lugar na lista de universidades latino-americanas) e a Universidad de Chile ocupa o 6° lugar na lista de melhores universidades da América Latina.
Argentina e México também representam a América Latina no ranking das 100 melhores universidades para estudar arquitetura; a Universidad de Buenos Aires (UBA) ficou com a 19ª posição entre as melhores universidades latino-americanas, enquanto que a Universidad Nacional Autónoma de México ficou com a oitava colocação no mesmo ranking.
Veja a seguir o ranking das melhores universidades para estudar arquitetura na América Latina.
1. Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC) / Chile (31° lugar na lista de melhores escolas de arquitetura do mundo e 1° lugar na lista de melhores universidades da América Latina)
2. Universidade de São Paulo (USP) / Brasil (33° lugar na lista de melhores escolas de arquitetura do mundo e 2° lugar na lista de melhores universidades da América Latina)
3. Universidad de Buenos Aires (UBA) / Argentina (Entre as 100 primeiras colocadas na lista de melhores escolas de arquitetura do mundo e 19° lugar na lista de melhores universidades da América Latina)
4. Universidad de Chile / Chile (Entre as 100 primeiras colocadas na lista de melhores escolas de arquitetura do mundo e 6° lugar na lista de melhores universidades da América Latina)
5. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) / México (Entre as 100 primeiras colocadas na lista de melhores escolas de arquitetura do mundo e 8° lugar na lista de melhores universidades da América Latina)
6. Universidade Federal do Rio de Janeiro / Brasil (Entre as 100 primeiras colocadas na lista de melhores escolas de arquitetura do mundo e 4° lugar na lista de melhores universidades da América Latina)
Para saber mais sobre as listas da QS University Rankings, acesse nossas publicações anteriores:
As 100 melhores universidades do mundo para estudar arquitetura
As Faculdades de Arquitetura das 50 melhores universidades da América Latina